quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

O elevador parou? O que fazer?


Uma das situações que requer mais cuidado na relação entre o passageiro e o elevador é quando o equipamento pára de repente, em função de falta de energia ou de alguma falha de funcionamento.

Quando isso ocorre é comum, num primeiro momento, as pessoas ficarem assustadas. Ficar preso pode parecer a pior das situações, mas é importante saber que, nesses casos, por questões de segurança, o elevador é projetado para deixar o passageiro retido. Por isso, saber administrar esta situação sem entrar em pânico ou arriscar a própria vida é fundamental.


Projetados para manter o mesmo nível de segurança durante essas ocorrências, os elevadores não representam nenhum perigo ao passageiro. Muito pelo contrário. "Ficar dentro do elevador, esperando o resgate é muito mais seguro do que tentar sair a qualquer preço", afirma Victor Spinelli, Coordenador Nacional de Serviços da ThyssenKrupp Elevadores.


As estatísticas comprovam que a maior incidência de acidentes com elevador está relacionada a atitudes incorretas no resgate de passageiros ou na precipitação do usuário em forçar a saída sem o auxílio de pessoal especializado. Por isso, o condomínio deve ter muito claro e formalizado quais são os procedimentos que devem ser adotados nesses casos.


Em primeiro lugar, o passageiro não deve aceitar a ajuda de pessoas não habilitadas para sair do elevador e nem tentar sair sozinho. "O correto é pedir ajuda através do botão de alarme ou do interfone, permanecer calmo, de preferência sentado, e aguardar a equipe técnica", orienta Spinelli.


"As pessoas não sabem que o zelador nem sempre está habilitado para resgatar o passageiro de dentro do elevador. A informação disseminada culturalmente é que este profissional é habilitado para este serviço, mas isso nem sempre é o correto", enfatiza o engenheiro da ThyssenKrupp Elevadores.


Para evitar problemas no resgate de passageiros, a ThyssenKrupp Elevadores oferece cursos para porteiros, zeladores e síndicos de edifícios com elevadores sob sua manutenção técnica. O objetivo é conscientizá-los dos riscos e responsabilidades de um resgate inadequado.


Recomendações para administradores, zeladores, porteiros e moradores são:
• Chame a empresa responsável pela assistência técnica do elevador e informe que existe passageiro retido;
• Identifique em qual andar o elevador está parado;
• Contate o passageiro e procure tranquilizá-lo. Se possível, converse com ele até a assistência técnica chegar;
• Oriente o passageiro para não tentar sair da cabina e informe que as providências já estão sendo tomadas;
• Em situações graves, fora de controle, acione também o Corpo de Bombeiros.
* Fonte: Secovi/Agademi : Seu Elevador, publicação editada pela ThyssenKrupp Elevadores

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